×

Pansexual? Pansexualidade? Mas, o que é, de fato, a pansexualidade?

A pansexualidade é uma orientação afetiva e sexual, voltada para pessoas que sentem atração, seja romântica ou sexual por pessoas, independente do gênero.

Há anos, quando se falava sobre orientação sexual, três coisas habitavam o imaginário das pessoas: a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.

Em uma época em que a existência de pessoas transgêneros não era validada, uma parcela enorme da sociedade existia sem representatividade, até mesmo no movimento LGBTQIA+.

De fato, a pansexualidade ainda é um tema novo no debate público do Brasil. O termo foi criado por Freud no início do século XX, mas só vem ganhando força na última década, principalmente diante da afirmação de várias celebridades que se identificam como pansexuais, a exemplo de Bella Thorne, Miley Cyrus e, aqui no Brasil, a atriz Nanda Costa.

Mas, o que é, de fato, a pansexualidade?

A pansexualidade é uma orientação afetiva e sexual, voltada para pessoas que sentem atração, seja romântica ou sexual por pessoas, independente do gênero.

O termo pansexualidade foi ressignificado, ao longo do tempo, para incluir as pessoas transexuais, e quebrar o preconceito que existia dentro e fora da comunidade LGBTQIA+.

Devido à falta de informação sobre a comunidade trans, a ideia sobre a bissexualidade ficou ligada, durante muito tempo, a gostar apenas de homens e mulheres.

Muitas pessoas bissexuais rejeitavam a inclusão de pessoas transexuais. Elas não eram aceitas no próprio movimento LGBTQIA+,e nem eram vistas como uma opção de relacionamento.

Por estes motivos, que a pansexualidade é um movimento tão importante, responsável pela inclusão e diminuição do preconceito para com a comunidade trans. Ela representa e agrega outras formas de existência, diante das várias possibilidades de viver a sexualidade.

➙ Diferença entre pansexual e bissexual

A bissexualidade e a pansexualidade possui muitos pontos em comum, mas a principal diferença entre essas duas orientações é a restrição.

Enquanto as pessoas bissexuais sentem atração apenas por homens e mulheres, as pessoas pansexuais são desapegadas dessa ideia de se identificarem apenas pelo mesmo sexo, pelo sexo oposto ou por ambos.

A pansexualidade abrange mais atrações, seja por homens, mulheres, pessoas trans e pessoas intersex (nascidos com um sexo que não se encaixa nas definições estereotipadas de homem ou mulher).

Conforme mais pessoas se enquadram no espectro de homem e mulher, surge a pansexualidade como uma orientação que inclui todas as outras.

➙ Invisibilidade

Mesmo ganhando força na comunidade LGBTQIA+, a pansexualidade ainda é uma orientação que existe à margem das outras orientações.

Pessoas pansexuais conseguem sofrer mais preconceito que pessoas bissexuais, pois elas ainda estão na sobra da bissexualidade, sendo, muitas vezes, não levadas a sério.

Por estes motivos, e pela força e importância que a pansexualidade possui na luta contra o preconceito que atinge a comunidade trans, nós, enquanto sociedade, devemos nos informar, debater, validar e respeitar todas as existências.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, de forma errônea, pansexuais não se relacionam com árvores, animais, muito menos com crianças!

As pessoas pansexuais gostam de pessoas, adultas, que podem consentir em amar e ser amadas!

Você pode sentir o seu corpo, se conhecer e explorar o prazer com os nossos “brinquedinhos”.

A satisfação é nossa e o prazer é todo seu!

Essenciais/Não Pode Faltar:

‣ Lubrificante – Para Maior Conforto

‣ Gel Anal – Quem Gosta da Prática

‣ Impulsionador de Orgasmo – Vibrador Líquido

‣ Sabonete Íntimo – Saúde Íntima

‣ Preservativo – Faça Sempre Sexo Seguro